Português Italian English Spanish

Salvador: 84 bares e restaurantes já podem usar espaço público; novo horário entra em vigor nesta segunda

Salvador: 84 bares e restaurantes já podem usar espaço público; novo horário entra em vigor nesta segunda


04/10/2020

A Prefeitura de Salvador já autorizou 84 bares e restaurantes a usarem espaço público para colocação de mesas e cadeiras, em pouco mais de dois meses desde que a medida foi lançada para estimular a retomada do setor. As solicitações continuam sendo feitas para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), através do link www.retomadabar-rest.salvador.ba.gov.br

Com a iniciativa, bares e restaurantes passaram a ter possibilidade receber a clientela em áreas como calçadas e vagas de veículos públicas localizadas na frente dos estabelecimentos, de forma ordenada e obedecendo a uma série de diretrizes, como acontece em diversas cidades no Brasil e no mundo. 

Para dar entrada no pedido de uso do espaço público, proprietários de bares e restaurantes devem estar atentos a diversos critérios técnicos. Por exemplo, os passeios devem estar livres, com uma faixa de largura mínima de 1,5 m para a passagem do pedestre e pessoas com deficiência. Caso a largura seja inferior a 1,5 m, a Prefeitura fará análise. 

Outros requisitos é que a distância mínima entre mesas é de dois metros e o uso de ombrelones ou sombreiros, quando for o caso, deverá ser padronizado por bar ou restaurante à escolha do proprietário, garantindo, porém, a harmonia do ambiente.   

De acordo com a Sedur, para análise das solicitações é imprescindível apresentação do layout com a nova disposição das mesas e cadeiras, fotos da fachada do bar/restaurante, bem como imagens legíveis do alvará, inscrição municipal e estadual. Os arquivos podem ser anexados e enviados nos formatos pdf ou jpeg. 

EM TEMPO

A partir desta segunda-feira (5/10), os shoppings e centros comerciais de Salvador passam a funcionar das 11h às 21h. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto (DEM) na última sexta-feira (2/10) e tem relação com a reabertura das atividade econômicas. Ainda de acordo com a Prefeitura, o comércio terá o horário ampliado, das 10h às 20h. Lojas de rua passam a funcionar aos domingos, de 10h às 16h; de segunda a sábado, das 10h às 20h.

Bares e restaurantes ficam permitidos até meia-noite. "Com uma ressalva: os clientes só podem entrar até 1h antes. Novos cliente só poderão entrar até as 23h. Estamos, também, ampliando a capacidade máxima das mesas de seis para oito pessoas. Mantendo o distanciamento das mesas e o uso obrigatório da máscara", frisou o gestor municipal. O Mercado Modelo será reaberto aos domingos e feriados. 

Há, também, outras novidades, como é o caso dos cursos livres, que passarão a ter ampliado o leque de frequentadores. "Estamas reduzindo a idade mínima de 15 para 12 anos. As regras continuam as mesmas. Agora, crianças de 12 anos já podem voltar a frequentar os cursos livres", ressaltou.