Português Italian English Spanish

Bolsonaro fala a empresários que vai comprar e distribuir vacinas gratuitamente

Bolsonaro fala a empresários que vai comprar e distribuir vacinas gratuitamente


25/11/2020

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (24) que o governo federal vai “comprar e distribuir” vacinas contra a Covid-19 que tenham sido aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O chefe do Executivo federal disse ainda que a distribuição será “gratuita e voluntária”.

“Nenhuma vacina ainda completou a terceira fase [de estudos]. A vacina, uma vez certificada pela Anvisa, nós compraremos para que a população possa, de forma voluntária e gratuita, receber a aplicação da mesma”, disse, em encontro com empresários promovido pelo Grupo Voto. As informações são de O Globo.

Na semana passada, o Ministério da Saúde se reuniu com cinco laboratórios que estão desenvolvendo imunizantes – Pfizer, Janssen, Bharat Biotech, Fundo Russo de Investimento Direto e Moderna. No domingo (22), a pasta enviou uma nota à imprensa na qual falou sobre assinar “cartas de intenção não-vinculantes” com as farmacêuticas, para adquirir os imunizantes no futuro.

Até então, o governo federal fechou parceria com a Universidade de Oxford, que desenvolve uma vacina em parceria com a AstraZeneca. No Brasil, os testes têm sido liderados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pode vir a ser fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).